SAÚDE RENAL

Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, ingerir água em quantidades adequadas (2 a 3L ao dia) e avaliar periodicamente os exames que denunciam alterações renais, como a creatinina e o exame de urina.

OS RINS

Para que servem os rins?

Os rins são dois órgãos existentes na parte de trás do abdômen que limpam o sangue das impurezas do corpo, funcionando como filtros. Caso não funcionem corretamente, as impurezas se acumulam e a pessoa fica intoxicada pela uréia, que é uma substância tóxica ao organismo.

Quais doenças podem atingir os rins?

As principais doenças que podem atingir os rins são as nefrites (pielonefrite, que é a infecção do rim e glomerulonefrite, que é a inflamação do rim), nefrolitíase (pedra ou cálculo no rim) diabetes mellitus (muito açúcar no sangue), pressão alta, rins policísticos (cistos renais hereditários) e outras.

As doenças renais têm cura?

Podem ter ou não. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir mal, comprometendo totalmente os rins que deixam de funcionar, o que se chama insuficiência renal crônica. No caso dos rins não funcionarem mais, as pessoas tem que fazer diálise ou transplante renal para continuarem vivas. Assim, é importante que a doença dos rins sejam diagnosticadas e tratadas no início para não ser necessária diálise ou transplante no futuro.

Quem pode tratar as doenças renais?

O clínico geral ou nefrologista (que é o médico clínico especialista em rim) podem ajudar a tratar e prevenir as doenças renais.

AS DOENÇAS

As doenças que atingem os rins

Entenda como ocorrem as doenças. Quais os seus sintomas e como elas se manifestam no corpo. Em que época da vida elas ocorrem com mais freqüência. Quais são suas causas e como deve ser feita a prevenção. Como é feito o diagnóstico e as melhores formas de tratamento.

PREVENÇÃO

Para que servem os rins?

Os rins são dois órgãos existentes na parte de trás do abdômen que limpam o sangue das impurezas do corpo, funcionando como filtros. Caso não funcionem corretamente, as impurezas se acumulam e a pessoa fica intoxicada pela uréia, que é uma substância tóxica ao organismo.

É possível prevenir as doenças dos rins?

É possível identificar e modificar fatores de risco para prevenir o início da doença renal. Também se pode diagnosticar a doença no começo e curá-la ou melhorar a evolução.

UQuais são os sintomas das doenças renais?

• Hipertensão arterial: pressão arterial maior que 140/90 mmHg;
• Sangue e/ou proteína na urina verificados visualmente ou por exame de urina;
• Valor de creatinina no sangue acima de 1.2mg/dl para mulheres e de 1.4mg/dl para homens;
• A dosagem de creatinina é um exame que avalia o funcionamento dos rins e depende da idade, raça e estrutura física da pessoa;
• Urinar com maior frequência, principalmente à noite;
• Dor e dificuldade para urinar;
• Inchaço, principalmente ao redor dos olhos, mãos e pernas;
• Cólica de rim.

O que devo fazer se tiver um ou mais desses sintomas?

Estando presentes um ou mais desses sintomas procure o seu médico para uma melhor avaliação.

NUTRIÇÃO

Como controlar sua alimentação

Saiba quais os itens da alimentação merecem mais atenção e cuidado. Como controlar os líquidos, a quantidade certa de sal e qual a importância do potássio. Além de dicas sobre o Carbonato de Cálcio, Fósforo e os temperos permitidos para quem faz hemodiálise.

ATIVIDADE FÍSICA

Por quê fazer exercícios físicos?

Os benefícios do exercício físico são uma das maiores descobertas da medicina moderna. além de reduzir as possibilidades de infarto do coração e derrame cerebral, é útil no tratamento e prevenção da pressão alta, osteoporose e obesidade. melhora também o apetite, regulariza o sono e dá uma gostosa sensação de bem estar, melhorando o ânimo e vontade de viver.

É perigoso fazer exercícios físicos?

Atenção, antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos é obrigatório fazer avaliação médica, porque um esforço excessivo pode ser perigoso.

Quem sofre dos rins pode fazer exercícios físicos?

O paciente renal pode e deve realizar exercícios físicos periódicos tais como caminhar trinta minutos três vezes por semana. É bom também fazer ginástica para fortalecer os músculos e alongamento. Um medicamento chamado eritropoetina pode ajudar controlar a anemia da insuficiência renal e aumentar a capacidade de realizar esforço físico.